Saber como trocar um pneu é uma habilidade necessária para todos os pilotos. Se você confia em um telefone celular para salvá-lo em uma emergência na estrada, há sempre a possibilidade de você se esquecer de carregá-lo, ficar fora de alcance ou deixá-lo em casa. Pneus podem esvaziar em qualquer lugar, e um telefone celular não é um substituto para saber como trocar um pneu furado. Felizmente, trocar um pneu não é tão difícil! Basta seguir as seguintes orientações para estar preparado no caso de ter um pneu furado.
Itens que você precisará para consertar um pneu furado
Esses itens devem ter vindo com seu carro:
- Gato
- Chave inglesa
- Pneu de substituição totalmente inflado
- Manual do proprietário do carro
Se você perdeu algum desses itens, ou se seu carro não incluiu esses itens, você deve comprar um novo imediatamente. E certifique-se de inflar regularmente a roda sobressalente para o PSI recomendado pelo fabricante do seu carro. Você deve verificar a pressão de ar de reposição cada vez que verificar seus outros pneus. Lembre-se de verificar a pressão todos os meses e antes de longas viagens ou carregar carga extra.
Aqui estão alguns itens que não vêm com o seu carro, mas que você deve guardar em seu porta-malas ou porta-luvas, caso precise trocar um pneu perfurado:
- Lanterna com baterias de trabalho
- Poncho de chuva
- Pequeno pedaço de 2''x6 "madeira para proteger o gato
- Luvas
- Calços de roda
COMO MUDAR OS PNEUS
1. Encontre um local seguro
Assim que você perceber que tem um pneu perfurado, não frear ou virar bruscamente. Lentamente, reduza a velocidade e escaneie os arredores para obter um trecho nivelado e reto da estrada com um ombro largo. Um estacionamento vazio seria um lugar ideal. O nível de terreno é bom porque evita que o seu carro role. Além disso, as seções retas da estrada são melhores do que as curvas, porque é mais provável que o tráfego se aproximando.
Nunca tente trocar um pneu em um trecho estreito perto do tráfego que se aproxima. Continue andando (lentamente) até encontrar um lugar mais seguro. Embora dirigir com um pneu furado possa arruinar seu aro, substituir um aro é melhor do que ser atropelado por um motorista distraído.
Certifique-se de verificar o manual do proprietário e rever seus passos específicos sobre como trocar um pneu furado por seu carro.
2. Ligue suas luzes de emergência
Luzes de emergência ou "luzes piscantes" ajudarão outros motoristas a vê-lo na berma da estrada. Para evitar um acidente, ligue-os assim que perceber que precisa parar.
3. Aplique o freio de mão
Uma vez parado, sempre use o freio de mão ao se preparar para substituir um pneu furado. Isso minimizará a possibilidade de seu carro rolar.
4. Aplique calços de roda
As cunhas das rodas vão na frente ou atrás dos pneus para garantir que o carro não rola enquanto conserta o pneu furado. Se você estiver trocando um pneu traseiro, coloque-o na frente dos pneus dianteiros. Se o pneu furado estiver na frente, coloque os calços das rodas atrás dos pneus traseiros.
Tijolos ou pedras grandes funcionarão bem como os calços de roda "reais". Apenas certifique-se que eles são grandes o suficiente para manter o carro de rolamento.
5. Remova a tampa do cubo ou a tampa da roda
Se o seu carro tiver uma calota que cubra as porcas, é mais fácil remover a calota antes de levantar o carro com o macaco. Se as suas porcas estiverem expostas, você pode pular para o passo 6.
Use a extremidade plana da chave para remover a calota. Isso funcionará para a maioria dos carros, mas algumas calotas precisam de uma ferramenta diferente para sair. Consulte o manual do proprietário para procedimentos de remoção adequados para as tampas de cubo.
6. Afrouxe as nozes
Usando a chave, gire as porcas no sentido anti-horário até que elas quebrem sua resistência. Você pode ter que usar força, e tudo bem. Use o seu pé ou todo o seu peso corporal, se necessário.
Afrouxe as porcas de ¼ a ½ volta, mas não as remova completamente ainda. Mantê-lo para quando é hora de remover o aro / roda do carro.
7. Coloque o gato debaixo do carro
O lugar certo para o gato é geralmente sob o chassi do carro junto com o pneu furado. Muitos quadros de carros moldaram o plástico na parte inferior com uma área de metal transparente exposta especificamente ao gato. Para levantar com segurança e evitar danos ao carro, siga as instruções para colocar o macaco no manual do proprietário do seu carro.
8. Levante o carro com o gato
Para evitar que o gato caia sob o peso do seu carro e fique desequilibrado, coloque um pequeno pedaço de madeira de 2’’x6’’ cm antes de tentar levantá-lo. Essa tática é especialmente útil no asfalto.
Com o gato devidamente posicionado, levante o carro até que o pneu furado esteja a cerca de 15 cm do chão.
Nunca coloque qualquer parte do seu corpo sob o carro durante ou depois de levantar o carro com o macaco.
9. Desaperte as porcas
Agora é hora de remover completamente as nozes. Desde que você os afrouxou, você deve ser capaz de desparafusá-los manualmente.
10. Remova o pneu furado
Agarrando o pneu pelos degraus, puxe-o suavemente até que você esteja completamente livre do balde atrás dele. Coloque-o de lado para que ele não se mova.
11. Monte a roda sobressalente nos parafusos
Agora coloque o sobressalente no cubo alinhando o aro com os parafusos. Empurre suavemente até que os parafusos olhem pela borda.
12. Aperte as porcas à mão
Substitua as porcas nos parafusos e aperte-os manualmente. Uma vez que eles estão ligados, verifique cada um novamente, apertando o máximo possível. Ele os aperta com a chave depois de abaixar o carro até o chão.
13. Abaixe o carro e aperte as porcas novamente
Use o gato para abaixar o carro de forma que o estepe esteja descansando no chão, mas o peso cheio do carro não está completamente no pneu. Neste ponto, você deve apertar as porcas com a chave, girando-a no sentido horário, o máximo que puder. Empurre a chave com todo o peso do seu corpo.
14. Abaixe o carro completamente
Pegue o carro no chão e retire o gato. Dê as nozes outra puxar com a chave para se certificar de que eles são tão apertados quanto possível.
15. Substitua a calota
Se a calota removida do pneu furado couber na sua peça sobressalente, coloque-a no lugar da mesma maneira que a removeu inicialmente. Se não couber, guarde-o com o pneu quando guardar o seu equipamento.
16. Guarde todo o equipamento
Você tem à sua frente um gato, uma chave inglesa, calços de rodas, um pneu furado e possivelmente uma calota. Não se esqueça de colocá-los todos em seu carro antes de sair.
17. Verifique a pressão no pneu sobressalente
Você deve verificar a pressão dos pneus da roda sobressalente para certificar-se de que é segura para dirigir. Substituições temporárias de "tipo T", também chamadas de "mini-recargas", exigem 60 psi (420 kPa). Se o pneu precisar de pressão, dirija-se (lentamente) a uma estação de serviço imediatamente.
18. Leve seu pneu furado a um técnico
Os pneus sobressalentes temporários não são feitos para percorrer longas distâncias ou em altas velocidades, portanto, dirija com cuidado até que você possa visitar um técnico de pneus. Um profissional deve ser capaz de determinar se o seu pneu precisa de um reparo ou se é hora de substituí-lo.
Quanto tempo leva para consertar um pneu furado?
Além de levar o pneu a um profissional, o procedimento acima não deve levar mais de 15 a 30 minutos para trocar um pneu. Apenas certifique-se de não pular nenhuma etapa.
É uma boa ideia trocar um pneu na sua garagem para se certificar de que está preparado para lidar com esta situação, caso aconteça com você.
Mais algumas dicas sobre como trocar pneus
Saber reparar um pneu furado é ótimo, mas a manutenção regular dos pneus é ainda mais importante. Além de revisar este guia regularmente, lembre-se de fazer o seguinte:
- Mantenha seus pneus devidamente inflados
- Transforme seus pneus de acordo com as diretrizes do fabricante
- Monitor para desgaste do piso
Todas estas precauções prolongarão a vida dos seus pneus e reduzirão a chance de perfuração. Embora não haja maneira de evitar completamente os pneus esvaziados, os cuidados adequados podem melhorar o desempenho e garantir que os pneus durem o maior tempo possível.