Os pneus parecem ser peças que simplesmente facilitam o movimento de qualquer veículo. Todos os condutores sabem que é importante comprar pneus de alta qualidade porque proporcionam um melhor controle do veículo e, portanto, garantem a segurança. No entanto, muito poucas pessoas conhecem a história da fabricação e design de pneus. Este artigo é dedicado a listar os fatos mais interessantes e incríveis sobre pneus automobilísticos que talvez você não conheça.
Fatos surpreendentes sobre pneus automobilísticos
1. Você ficará surpreso ao saber que os primeiros veículos usavam "rodas de artilharia". O pneu estava literalmente aparafusado à roda. Imagine o quão difícil seria atualmente mudar esses pneus se os fabricantes produzissem um produto similar.
2. Os pneus modernos são totalmente negros e os condutores podem ajustar as jantes, substituindo-as por jantes douradas ou prateadas. Os primeiros pneus fabricados eram brancos. Os fabricantes adicionaram óxido de zinco à borracha para torná-la mais forte e de melhor qualidade, mas teve um efeito inesperado, já que os pneus adotaram uma cor branca brilhante.
3. Mais tarde, na segunda década do século XXI, os fabricantes de pneus forçaram seus engenheiros e designers a encontrar formas de prolongar o período de desgaste dos pneus e aumentar sua durabilidade. Os pesquisadores encontraram uma maneira: adicionar negro de fumo, um subproduto da indústria do petróleo que se tornou uma ferramenta de poupança. Sem dúvida, aumentou a durabilidade, mas transformou a cor dos pneus em preto.
4. Mas quem teve a idéia de adicionar negro de fumo? Binney & Smith, famosa por Crayola Crayons, vendeu negro de fumo ao fabricante de pneus Goodrich.
5. Você provavelmente já ouviu falar sobre a empresa Vogue Tire and Rubber, que vem produzindo pneus por mais de 100 anos. Seu produto emblemático é o famoso Vogue Tire, um pneu de luxo, de gama alta. É interessante saber que originalmente o pneu de faixa branca foi inventado quase por acidente. O negro de fumo foi fundido com uma faixa lateral branca de zinco, criando o pneu de faixa branca em 1914.
6. Muitos anos atrás, ambos os lados do pneu eram brancos. Naquele momento, os veículos eram projetados com pára-lamas abertos. Desta forma, as pessoas na rua podiam ver ambos os lados dos pneus quando circulavam os veículos.
7. Os pneus com letras brancas em relevo são produzidos com o mesmo design ou metodologia que os pneus de faixa branca. É necessário um passo adicional para cobrir as faixas laterais com preto e depois gravar as letras brancas.
8. Goodyear, um conhecido fabricante de pneus no mercado internacional, adora realizar experiências. Em 1961, o fabricante experimentou com pneus iluminados. Não era uma tendência popular na época e ninguém poderia ter previsto que iria ser um êxito. Os pneus eram iluminados do interior por vidro incandescente e brilhavam com uma luminosidade linda e suave. Como você pode imaginar, esses pneus não têm abandonado o mercado desde então.
9. A maioria dos condutores gostam de pneus anti-furo porque eles permitem dirigir sem ar e alcançar o mecânico mais próximo. Esses pneus têm certas desvantagens, pois possuem faixas laterais mais espessas; no entanto, a BMW instala esses pneus em todos os seus veículos.
10. Cerca de 300 milhões de pneus são rejeitados anualmente. Existem diferentes formas de reciclagem de pneus. Algumas empresas de reciclagem derretem a borracha e usam-na para asfalto, outras as trituram ou fazem pneus novos. De outro lado, algumas pessoas reciclam seus pneus antigos pintando-os em cores para decorar seu jardim.
11. Os veículos modernos são vendidos sem pneus sobressalentes. Os fabricantes de veículos querem reduzir o peso e para este fim vendem veículos novos com um kit de remendo e uma lata de ar comprimido.
12. O Mini Cooper é um veículo que tem muito êxito porque é bonito e elegante. O modelo clássico é fabricado com um pneu de 165 milímetros de largura. O novo modelo, Clubman, é fabricado com um pneu de 225 milímetros, enrolado em torno de uma roda de 18 polegadas.
13. Se você já se surpreendeu ao ver classificações de velocidade incomuns em milhas, agora lhe damos a explicação: as classificações de velocidade são tradicionalmente indicadas em quilômetros. Quando se convertem em milhas, tornam-se desiguais, por exemplo, Q: 99 mph.
14. As naves espaciais também possuem rodas e pneus. Elas geralmente têm o tamanho de um veículo de 18 rodas, mas com características muito diferentes. Assim, a roda de uma nave espacial pode suportar até 63.502 kg a uma velocidade de 418 km / h.
15. O fabricante Michelin também gosta de experimentar e melhorar seus produtos. A empresa está trabalhando no desenvolvimento do "tweel", a fusão de um pneu e uma roda sem ar e em uma única peça. Esta inovação permitirá eliminar os pneus deflacionados e a necessidade de bandas de rodagem substituíveis.
16. A lista de fabricantes de pneus reconhecidos é muito longa e inclui empresas como Michelin, Goodyear, Nokian, Intercontinental, Pirelli, etc. Existem fabricantes de pneus em todo o mundo, mas nenhuma das empresas acima mencionadas produz tantos pneus como uma empresa na Dinamarca, a cidade de Hans Christian Andersen. Você ficará surpreso ao saber o que é Lego. Sim, a mesma empresa que produz Lego para crianças. Foi fundada em 1932 e começou a produzir pneus para seus jogos de construção trinta anos depois. Em 2011, a produção de pneus atingiu 318 milhões. Parece incrível, não é?
17. Os pneus têm dois intervalos de velocidade indicados em Z e Y. Inicialmente, a classificação Z foi introduzida e seu índice de velocidade era de aproximadamente 240 km / h. Posteriormente, a tecnologia forçou os fabricantes a criar uma classificação para pneus com desempenho superior. É assim que a classificação Y foi introduzida.
18. O maior pneu do planeta está localizado em Allen Park, Michigan, EUA. É uma torre de 12 toneladas e aproximadamente 243 m. Foi apresentado ao público como uma roda gigante na Feira Mundial de 1965 e depois mudou-se para Allen Park. Vale a pena ver, então não perca a oportunidade se você passar por Michigan.
Sem dúvida agora sua idéia de pneus tradicionais mudou. De facto, o simples pneu fixado a um veículo esconde muitos outros segredos!