De acordo com a NHTSA, a condução distraída é a causa de 10% de todos os acidentes fatais. Além de cumprir a lei com o que é e o que não é permitido, lembre-se de que um movimento falso pode acabar com tudo, é chocante para qualquer um.
Isso nos leva a pensar em todos esses pequenos erros que cometemos em nossos carros que não parecem ser um grande problema, mas na verdade são.
1. Conversas telefônicas hands-free
Não importa se você tem o celular na mão ou não, você está dirigindo um bloco de aço de 2.000 ou 3.000 libras pela estrada. Muitas coisas podem dar errado de um segundo para o outro. Estudos têm mostrado que é a conversa que distrai os motoristas, não o controle real do telefone. A pessoa média só é capaz de se concentrar em quatro objetos de cada vez.
Depois de contar todos os mecanismos de direção (direção, frenagem, aceleração, mudança, alteração da estação de rádio, etc.), ter uma conversa telefônica inclina a escala. E não é só falar; em uma conversa telefônica, você deve ouvir a outra pessoa, pensar sobre o que a pessoa está dizendo e depois responder à pessoa. Tudo isso tira uma atenção valiosa que deve ser focada na direção.
2. Desviar
Uma das regras mais básicas na condução é ficar na pista em si. Parece simples o suficiente, certo? Mas não é.
Muitos motoristas inconscientemente vêem os marcadores de estrada como guias, não como ordens, e se movem sobre eles da mesma maneira que alguns pré-escolares colorem as linhas. O fato é que, em 2007, de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário, 15.574 pessoas morreram em acidentes devido a motoristas se afastarem de suas pistas. Nesse mesmo ano, 13.041 pessoas morreram em acidentes de trânsito com problemas de álcool. Muito assustador.
3. Não atribuir o direito de passagem
Há poucas coisas mais irritantes do que tentar subir em uma estrada e que um desgraçado não vai deixar você entrar. Mas não desistir do direito de passagem é mais do que irritante, é perigoso. Para os motoristas com mais de 70 anos, não desistir durante a fusão com o tráfego é a principal causa dos bloqueios. É possível que esses motoristas simplesmente não vejam o outro carro ou julguem mal o tempo que devem render. Mas não são apenas os condutores mais antigos: em 2007, a falta de rendimento foi a quinta principal causa de acidentes de carro fatais.
4. Passar semáforos em vermelho
Você sabia que 75% de todos os acidentes de carro acontecem nas cidades? Você consegue adivinhar o motivo principal? Passar os semáforos em vermelho. A cada ano, passar a luz vermelha causa aproximadamente 1.000 mortes e quase 90.000 feridos, e a razão mais comum pela qual as pessoas não respeitam os semáforos é porque estão com pressa.
O problema ficou tão ruim que muitos estados agora têm câmeras nos semáforos nos cruzamentos mais movimentados. Até agora, as câmeras causaram uma queda de 10% a 40% nos acidentes causados por não respeitar o semáforo. Para melhor ou pior, um possível impacto na carteira parece evitar colisões em um cruzamento.
5. Pisar os freios
Esta é uma questão difícil. Eu moro perto de Twin Peaks, em San Francisco, e para chegar ao centro da cidade, tenho que descer uma colina longa e sinuosa. A colina é muito longa e íngreme, eu nem preciso usar o acelerador. Mas os freios são outra história. Embora eu saiba que não devo pisar no freio completamente, é quase impossível não fazê-lo.
Então, o que devo fazer? A maneira correta de reduzir uma longa inclinação é controlar sua velocidade com a transmissão. Isso é chamado de "frenagem do motor", que usa a compressão do motor para desacelerar o carro. Se você tem uma transmissão manual, isso significa mudar para uma marcha mais baixa, como mover da quinta para a quarta marcha em uma transmissão de cinco marchas. Para transmissões automáticas, basta mudar para a próxima marcha mais baixa, como de D4 para D3. Todos nós devemos ter mais cuidado quando dirigimos, isso é um fato.