TECNOLOGIA RUNFLAT: Entrevista com Timo Eisen

уA tecnologia Run-flat (pneus com propriedades emergenciais) está a retornar ao mercado. Apesar de alguns anos atrás, os run-flats pareciam perdidos no tempo, agora a participação no mercado está a aumentar com demasia novamente. Em uma entrevista com o gerente de vendas da "Wheels" e o Key Account Menager da “Delticom”, Timo Eisen, discutiu-se os prós e contras dos pneus run-flat, preço e a segurança da tecnologia run-flat, o que os fabricantes de pneus estão a oferecer em relação à tecnologia run-flat e o que observar ao escolher pneus run-flat.

PNEUS.COM.PT: Bom dia, Timo!

Timo Eisen:  Olá, Tetiana!

PNEUS.COM.PT: Todos sabem que o pneu desempenha um papel particularmente importante na condução e segurança de um veículo. Há uma gama de novas tecnologias que tornan a condução mais segura. Uma destas tecnologias é a Run-flat ou Run On Flat. O que são pneus run-flat e como funciona o princípio "run flat"?

Timo Eisen: Os pneus Run-flat ainda estão em condições de uso, mesmo quando a pressão do ar na área interna diminui, pelo menos por uma certa distância e a uma baixa velocidade. Devido às paredes laterais consideravelmente reforçadas dos pneus run-flat, eles podem carregar o peso do veículo sem o ar. As esferas do pneu especialmente projectadas também evitam que o pneu se solte do aro. O princípio run-flat, portanto, é em uma parede lateral reforçada auto-suportada do pneu. Isso evita que o lado do pneu seja comprimido entre a estrada e o aro, bem como o deslizamento do pneu na borda do poço. Em suma, é isto que um pneu run-flat e, é desta forma que ele funciona.

PNEUS.COM.PT: É uma tecnologia muito interessante na minha opinião. Como se pode reconhecer um pneu run-flat?

Timo Eisen: Cada pneu possui uma marcação apropriada na parede lateral, indicando o tamanho, fabricante, modelo, DOT e outros detalhes do pneu. Os pneus run-flat possuem uma marcação especial. Todavia, isto pode variar dependendo do fabricante. A etiqueta pode ser, por exemplo, ROF, RFT, EMT, RCS, SSR, ZP para pressão zero ou DSST. Ou simplesmente "RUNFLAT". Mas há sempre uma marca especial na parede lateral do pneu para identificá-lo.


 Timo Eisen

PNEUS.COM.PT: Obrigada! E a compra? É preciso observar no pneu para ver se ele possui a tecnologia run-flat?

Timo Eisen: Não, é claro, se está a procurar por um pneu desse tipo, deve verificar a parede lateral do pneu para ver se ele possui tecnologia run-flat. Isso significa então observar as identificações mencionadas pelo fabricante. As marcas deste fabricante estão incluídas em nossa loja virtual, por exemplo, se está a procurar por um pneu correspondente. Isso significa, por exemplo, que pode filtrar por certas marcas de pneus com recursos de run-flat e encontrar online exatamente os atalhos reproduzidos, que também são encontrados no pneu.

PNEUS.COM.PT: E quais são as vantagens e desvantagens dos pneus run-flat?

Timo Eisen: A maior vantagem é claramente a segurança. Mesmo com uma queda repentina de pressão ou perda total da pressão, ainda é seguro continuar seu caminho com o carro, pois é possível controlar o veículo. Por outro lado, uma perda súbita de pressão na punção clássica, ameaça a vida e sobrecarrega muitos motoristas, especialmente em autoestradas. Isto é diferente com pneus run-flat, porque a locomoção é garantida mesmo com os danos habituais do pneu. Pois, a troca de rodas em locais com risco de vida, como no acostamento da estrada, em estradas rurais ou em longos túneis, é então eliminada. Outra grande vantagem é o conforto. Em caso de danos, não há necessidade de realizar troca da roda por conta própria ou esperar pela ajuda, mas normalmente é possível entrar em contato diretamente com o revendedor, devido à grande diversidade de pneus run-flat. Com o uso de pneus run-flat, você não precisa carregar nenhuma roda sobressalente, o que aumenta o volume do compartimento em até 80 litros. Outra vantagem é que o peso da roda sobressalente é eliminado e, portanto, a energia e o combustível são economizados. Mas as vantagens vêm juntas com desvantagens. Elas podem ser vistos no preço. Os pneus run-flat são mais caros que os pneus convencionais. O peso de um pneu run-flat também é um pouco maior devido ao design de sua propriedade run-flat. Mais peso significa sempre gasto de energia, o que implica um pequeno consumo adicional. No atual estágio de desenvolvimento, no entanto, isso é ainda é um grande diferencial em relação aos pneus convencionais.

PNEUS.COM.PT: Óptimo, obrigada! Uma das principais vantagens dos pneus run-flat é a possibilidade de locomover-se em caso de danos. Quão longe e com a que velocidade é possível dirigir com um pneu danificado?

Timo Eisen: O alcance e a velocidade são limitados, pois, em caso de danos, o pneu é despressurizado. Os fabricantes conhecidos especificam uma velocidade de até 80 km/h, bem como um alcance de cerca de 80 km no estado danificado. Assim, velocidades mais altas ou intervalos mais longos não são recomendados. Se um veículo estiver equipado com pneus run-flat na fábrica, as distâncias e velocidades específicas de emergência no estarão no manual do veículo.

PNEUS.COM.PT: Os pneus run-flat também têm a chamada tecnologia de economia de combustível?

Timo Eisen: O pneu run-flat, por natureza, economiza o peso de um pneu sobressalente, mas também requer um pouco mais de energia porque o pneu run-flat é mais pesado que os pneus convencionais. Eu diria que ele é se sobresai. Um pneu economizador de combustível, um pneu com baixa resistência ao rolamento, não é automaticamente equivalente a um pneu run-flat. No entanto, a tecnologia de economia de combustível e as propriedades de execução de emergência não são mutuamente exclusivas.

PNEUS.COM.PT: Quais marcas oferecem tecnologia run-flat?

Timo Eisen: Existe agora um amplo mix de marcas em diferentes segmentos de preço. Alguns destes fabricantes incluem Bridgestone, Michelin, Continental, Goodyear, Dunlop, Pirelli, bem como Falcons, Nokian, Kumho, Hankook, Nexen, Yokohama e outros. Agora existem muitas marcas disponíveis em vários tamanhos.

PNEUS.COM.PT: E o preço depende da marca?

Timo Eisen: Em termos de preços, é preciso dizer que um pneu run-flat é mais caro que um pneu convencional devido ao seu design e tecnologia especiais. As gradações dentro das marcas estão na estrutura usual da marca umas às outras, portanto, por exemplo, um pneu Michelin será significativamente mais caro do que o da Hankook.

PNEUS.COM.PT: Compreendo. E os pneus run-flat podem ser montados em todos os veículos?

Timo Eisen: O uso de pneus run-flat é recomendado para veículos equipados com esses pneus. Nestes veículos, as forças que atuam na suspensão são levadas em conta pelas paredes laterais do pneu mais rígido. Além disso, o veículo precisa de um monitor de pressão dos pneus para ser equipado com pneus run-flat. É muito importante que o motorista perceba quando o pneu perde pressão. Portanto, o controle da pressão do pneu é obrigatório. Portanto, os run-flats são geralmente recomendados em veículos que possuem esse tipo de equipamento desde a produção na fábrica ou até veículos que podem ser equipados adicionalmente.

PNEUS.COM.PT: Os pneus run-flat podem ser conduzidos em um aro "normal"?

Timo Eisen: Sim, isso é possível. Mas existe o risco de que o pneu run-flat salte do aro quando houver perda de pressão. Isso pode acontecer em uma situação extrema, por exemplo, em um canto afiado ou durante uma manobra evasiva quando o pneu está vazio. Aqui, a vantagem está nas chamadas jantes Extended Hump. Estas são as jantes que possuem o nome técnico EH2 ou EH2 +. Devido à forma especial destes aros, é dada maior estabilidade e segurança ao pneu e o risco de que o pneu run-flat possa saltar do aro seja eliminado. Isso não é um requisito, no entanto. Não é necessario um aro run-flat correspondente com pneus run-flat e, consequentemente, não precisa necessariamente usar pneus run-flat em um aro run-flat. Eles podem ser misturados.

PNEUS.COM.PT : A BMW desempenha o papel pioneiro em pneus run-flat e tornou padrão essa tecnologia em vários modelos. Os pneus run-flat são obrigatórios para todos os modelos BMW?

Timo Eisen: Embora a BMW seja considerada uma das pioneiras desta tecnologia, o uso deste sistema de pneus não é obrigatório. Deve-se notar, no entanto, que esses veículos geralmente não possuem um conjunto de avarias ou roda sobressalente a bordo. Então, se um veículo é projetado pelo fabricante para usar pneus run-flat e deseja trocar esses run-flats por pneus convencionais, então não esqueça que a mobilidade em caso de danos, dependendo do veículo pode não existir mais. Mesmo que depois equipe o seu veículo com um conjunto de pneu sobressalente diferente, é preciso lembrar-se de obter esses recursos a bordo e lidar com a disponibilidade de espaço de armazenamento seguro suficiente para eles.

PNEUS.COM.PT: Ótimo, obrigada. Eu gostaria de perguntar um pouco mais sobre a montagem do pneu. Onde os pneus podem ser montados e é possível fazer isso sozinho?

Timo Eisen: Os pneus run-flat devem sempre ser montados por um revendedor qualificado. Existem os chamados revendedores certificados WDK (Associação Comercial da Indústria de Borracha Alemã). Tal certificado de documentos é um padrão de qualidade em relação ao treinamento de montadores e máquinas de montagem. O cliente que está interessado em pneus pode rapidamente e facilmente selecionar um revendedor especializado de sua área de mais de 10.000 empresas de montagem, por exemplo  www.pneus.com.pt  . A automontagem geralmente não é recomendada porque os pneus exigem montagem especial e podem ser facilmente danificados, o que aumenta significativamente o risco de acidentes.

PNEUS.COM.PT: E o que deve ser considerado ao trocar pneus run-flat? O senhor disse que revendedores qualificados são importantes?

Timo Eisen: O manuseio de pneus run-flat deve sempre ser treinado e, em seguida, a montagem não é nem complicada nem cara. No entanto, uma pessoa não especializada com equipamento inadequado pode aplicar as chamadas lesões do cordão ao pneu, o que pode tornar-se crítico assim que o pneu aquecer ou estiver muito estressado. Os pneus run-flat pertencem às mãos de revendedores especializados.

PNEUS.COM.PT : Compreendi bem. Muito obrigada. O senhor poderia me dizer se um pneu furado pode ser consertado?

Timo Eisen: Essa é uma pergunta muito interessante. O patching de pneus run-flat não é recomendado ou mesmo rejeitado pelos fabricantes. Ou seja, um pneu que tenha uma perfuração, um dano ou outra coisa não é consertado, mas substituído. Isso se deve ao design e à parede lateral especial do pneu; o dano consequente de um pneu furado não necessariamente parece.

PNEUS.COM.PT: E quanto ao run-flat e ao TPMS?

Timo Eisen: TPMS significa sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Um pneu run-flat não mostra necessariamente a perda de pressão em comparação com um pneu convencional. Um pneu run-flat com perda de pressão pode parecer dirigir, z. B. no trânsito da cidade, bastante "normal". Isto é perigoso, porque o veículo já está com danos e não pode seguir as limitações do fabricante de pneus em termos de velocidade e quilometragem residual do pneu. É por isso que é importante que os veículos com pneus run-flat tenham um sistema adequado de monitoramento da pressão dos pneus. Para veículos que são projectados para run-flats na fábrica, esses sistemas de monitoramento da pressão dos pneus estão sempre a bordo.

PNEUS.COM.PT: Óptimo. Isso é tudo. Agradeço sua ajuda.

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