A Universidade de Loughborough parece ter encontrado um verdadeiro avanço do diesel limpo.
Uma equipe de pesquisadores britânicos da Universidade Loughborough, em Leicestershire, na Inglaterra, diz que possui um novo sistema para reduzir e possivelmente eliminar as perigosas emissões de NOx dos motores a diesel. A equipe diz que, com o apoio certo (leia-se: dinheiro), a tecnologia pode chegar ao mercado em dois anos.
Este sistema é chamado ACCT, para a criação e a conversão de amoníaco, e converte o AdBlue Arla prontamente disponível utilizado pela maioria dos veículos a diesel em uma solução rica em amoníaco que decompõe os óxidos de azoto, deixando de azoto e água inofensivos. A chave é que o ACCT pode operar a baixas temperaturas, enquanto o AdBlue precisa atingir temperaturas operacionais normais para funcionar adequadamente.
Relatórios preliminares, baseados em um estudo da Skoda taxis, mostram que eles podem capturar 98% de NOx, comparado a 60% com o sistema atual.
O professor Graham Hargrave, um dos líderes do estudo, diz que o NOx é apenas o primeiro passo. "O NOx é algo sério", ele disse, "mas é um problema de fonte pontual". Apenas interessado em determinados lugares. Se resolvermos isso, podemos continuar a reduzir o CO2, o que importa em todos os lugares ".
A equipe diz que gostaria de fazer parceria com um fornecedor reconhecido, e não apenas um fabricante, para acelerar a proliferação.
Esta pesquisa é oportuna considerando que cidades e países estão tentando encontrar maneiras de limpar o ar. Roma, juntamente com Paris, Madri, Cidade do México e Atenas, na Grécia, tem planos de banir o diesel dentro das fronteiras da cidade ou dentro dos centros das cidades. Porsche está a correr com o combustível para pelo menos uma outra Cayennes geração enquanto os planos de descarte FCA 2022. Ford, no entanto, basta adicionar um novo curso de poder V-6 para sua linha F-150. De qualquer forma, todos os fabricantes vão prestar atenção.